terça-feira, 15 de junho de 2010

Algumas dicas importantes para que sua viagem seja um sucesso (e um sossego)!

Se vai viajar de carro ou moto:




Todo mundo sabe que pra se viajar tranqüilo a primeira regra é a revisão do veículo. Mas todo mundo também sabe que não é bem assim que funciona não é? Não é a toa que em conseqüência disso 27,1% dos acidentes analisados pela pesquisa realizada pela consultoria Scaringella Trânsito revelou que a causa é a não revisão de itens básicos. Por isso, nunca é demais: antes de ir pegar a estrada, faça uma revisão do seu veículo. Confira algumas dicas que a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias – ABCR disponibiliza para te ajudar.



- Quando for abastecer o carro, aproveite para fazer checagens simples: conferir o nível do fluido do radiador, óleo (motor e freio) e a água para o limpador de pára-brisa, se os pneus estão bem calibrados e caso estejam carecas, é melhor substituí-los.



- Oficina de confiança: faça a checagem dos freios e da parte elétrica do veículo. Todas as luzes e setas devem estar funcionando corretamente, pois se alguma estiver queimada, é necessário trocá-la.



- Todas as ferramentas obrigatórias, devem estar no carro: macaco, chave de roda e triângulo para sinalização. Também vale a pena ter outras ferramentas, como jogo de chaves fixas, chaves de fenda e lanterna e o principal: o extintor de incêndio deve estar dentro do prazo de validade.



- Verificar se os cintos de segurança estão funcionando perfeitamente. Eles devem ser usados por todos os integrantes do carro, mesmo para percorrer pequenas distâncias. Crianças com idade inferior a 10 anos devem viajar no banco traseiro, com cinto de segurança. Nunca transporte crianças em pé ou entre os bancos.



- Os cuidados acima mencionados valem também para as motos. É importante lembrar que tanto o motociclista quanto a pessoa que estiver na garupa devem usar capacetes. Um alerta importante do Inmetro: os capacetes devem ter a marca do Instituto. A presença dessa marca indica que o produto passou por todos os testes de qualidade exigidos por lei e oferece segurança ao usuário.



- Procure saber os horários de pico nas estradas que vai trafegar. Ás vezes mais vale a pena sair um pouco depois ou um pouco antes para evitar ficar parado no meio do caminho.



- Se vai sair sem ter hora pra parar é melhor levar algum lanchinho, mas nada que estrague, aqui valem frutas, bolachinhas e muita água.



- Procure obedecer as leis de trânsito: elas estão ali para te ajudar, não pra atrapalhar.

Com todos esses cuidados, pode ter certeza, sua viagem será muito proveitosa!



Aproveite!!!

Um comentário:

  1. Olá,

    Seja parceiro da campanha de doação de sangue do Ministério da Saúde.

    Conheça: http://bit.ly/9fZ8Ps

    Para receber todo material da campanha e saber como participar, entre em contato comcomunicacao@saude.gov.br

    Att,
    Ministério da Saúde.

    ResponderExcluir