domingo, 13 de junho de 2010

A aplicação das cores nos ambientes

Você já ouviu falar em bom, bonito e barato? Pois é sobre isso que vamos falar neste espaço. Tem uma determinada época que precisamos mexer em algum lugar na nossa casa, seja por que o espaço já não é mais suficiente ou porque a cor da parede já não combina mais conosco, mas infelizmente a grana sempre é curta.


A partir do momento que decidimos que não está bom do jeito que está, começam a pipocar dúvidas e incertezas: qual a cor que vou pintar a parede? Que tipo de piso vou usar no banheiro? E no quarto, é melhor piso ou madeira? Nossa são tantos os questionamentos que as vezes desistimos de realizar a reforma. Mas calma, calma, não criemos pânico! Pra tudo se dá um jeito!

Não sabe a cor que vai ficar bem? Procure se informar sobre a tendência do momento, por exemplo, na primavera as cores que estão em destaque são as cores claras, tais como verde primavera, azul céu, pêssego, que são cores que acalmam. Se quiser algum ambiente mais em foco escolha cores como Marrocos, Flamingo que são cores mais quentes. Se a sala for o seu ambiente de destaque, o local onde mais recebe as pessoas e também serve como um lugar para repousar, opte por cores sóbrias, mas se é o local onde você recebe as pessoas para se divertir e fazer happy hours no fim de semana, opte por cores mais quentes. Ah! Tem também uma dica bem legal! Escolha a cor que vai pintar e escureça um tom a mais uma parede, por exemplo, vai pintar o seu quarto de azul céu, então na parede que vai colocar a cama escureça um ou dois tons o azul com bisnagas, comercializadas em qualquer material de construção. Fica um efeito muito bonito.

As cores tem a finalidade de externar os sentimentos, além do mais, elas trazem muitos benefícios para a saúde, veja:

- Branco: é maravilhoso, é expressivo, estimula os sentidos, dá uma sensação de paz. Mas se usado em excesso, dá a impressão de ambiente cansado, além do mais hoje já não é muito utilizado. Dá um ar de amplitude e de claridade, mas faça um jogo de cores com os seus estofados, tapetes e objetos de decoração.

- Amarelo: dá a sensação que devemos agir, pois esta cor atua diretamente no nosso sistema nervoso central, estimulando-nos à ação, encorajamento e realização. Deve ser usada com moderação, principalmente quando utilizada num tom mais forte. Se você precisa de mais luminosidade dentro da sua casa a cor amarela será muito bem vinda.

- Laranja: tem a função de estimular e alegrar. É uma cor contagiante e quente, por essa razão deve ser usada com cuidado, para que o ambiente não fique muito carregado. Evite usá-la em todo o cômodo. Nas paredes de uma sala, por exemplo, use-a em apenas uma das paredes, ela traz alegria sem irritar as pessoas.

- Vermelho: funciona como estimulante, tem uma ação poderosa sobre o estado de ânimo, e deve ser usada com cautela, pois estimula a irritabilidade, agressividade e a fadiga. Se você quer colocá-la em sua casa, limite-a apenas a uma parede ou uma faixa quebrando o tom forte com cores mais suaves, ou ainda você terá a opção em objetos de decoração e almofadas, estofados, cortinas etc.

- Verde: A cor verde tem o efeito calmante, por isso relaxa, mas se usada sem controle torna o ambiente monótono. Psicologicamente dá a impressão de distância e leveza. É uma ótima cor para ser aplicada em ambientes onde se quer propagar a tranquilidade.

- Azul: também induz um efeito calmante, porém ele também é vitalizante. Psicologicamente dá a impressão de distância, diminuição de peso e de um ambiente refrescante. Por exemplo, olhe para o céu e veja que a calma e a paz que nos invade é muito boa. Você pode transmitir esta paz para dentro de sua casa, porém, se for usada em excesso, torna o ambiente frio e vazio.

- Preto: é uma cor sóbria. Quando usada em ambientes deve ser limitada a objetos e estofados. O ambiente com predominância da cor preta fica pesado e carregado.

A aplicação de cores no ambiente requer equilíbrio. Se pintar uma parede de vermelho, é bom pensar em aplicar o branco nas outras três.

Outra dica, e mais barata é se você quer mudar a cor do sofá, sugiro que antes disso experimente colocar almofadas coloridas ou em um tom que dê certo destaque. Busque na sua sala um móvel ou um quadro e compre almofadas neste tom, ou mude bastante, faça um contraste de cores.

Viu, com sugestões simples e baratas você consegue modificar aquele cantinho que está desvalorizado.

Ah e se você ainda tem dúvidas sobre como decorar seu ambiente, existe um site muito legal para se visitar e tirar ótimas idéias que é o http://casa.abril.com.br/decorar/. Lá você vai encontrar desde como fazer um painel de fotos para decorar seu quarto ou sala, até como simular a mudança da peça que você quer modificar, com o simulador 3D. Beijos e até a próxima dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário